sábado, 27 de novembro de 2010

A FÍSICA DO CRESCIMENTO ECONÔMICO

   Os padrões de consumo estão se alterando completamente. Ok, isso não é tão novidade assim, pois desde a década de 50 que os níveis de consumo estão crescendo e se modelando às tendências e costumes de cada geração. Mas agora este hábito está amadurecendo e tomando novas proporções.

Aqui no Brasil, um dos fatores responsáveis pela mudança no consumo é a aparição da chamada nova classe média, que são mais de 90 milhões de brasileiros com renda entreR$ 1.100,00 e R$ 4.600,00. Eles almejam novos produtos, tecnologias e tem maior destrezana hora de investir seu dinheiro.



Economia Newtoniana
Os dois estopins do aquecimento e crescimento do setor imobiliário foram a redução estendida do IPI em itens do setor (móveis e materiais de construção) e projetos entre Governo e a Caixa.
Num lado estão os incentivos do governo com subsídios, o que aumenta a demanda por imóveis novos, do outro estão os preços baixos em função da redução do IPI, e com isso a oferta cresceu por parte das lojas de materiais de construção e toda a demanda para a indústria que abastece este comércio. Logo, barateando o custo da obra, pode-se construir ou reformar com um pouco mais de tranquilidade no orçamento. Este ambiente também é atraente às construtoras, que podem empreender mais e proporcionar um aumento na oferta de emprego para a construção civil e, por consequência,  para o comércio e indústria. Isto gera renda e, gerando renda, gera demanda e consumo, completando-se um ciclo.
Com esta efervescência de novos lares veio o crescimento de segmentos que derivam deste tipo de aquisição. E já é sabido que o segundo passo de quem está de casa nova ou reformada é decorar e mobiliar. Como esta família  foi beneficiada pela estabilidade na economia, ela pode então investir numa decoração mais sofisticada e numa mobília de maior qualidade, até mesmo porque os móveis também tiveram uma redução no IPI.
Neste embalo do crescimento, cresceu também a confiança do mercado e a renda do brasileiro, facilitando o crédito e os financiamentos, e este tem sido o fôlego para a conquista de bons números.

Nenhum comentário:

Postar um comentário